segunda-feira, 12 de maio de 2014

JET LAG

JET LAG - (JET-No caso, o conceito está ligado a avião a jato, ou simplesmente Jato: LAG-No caso, o conceito está ligado à diferença de fuso horário.)

Definição de dicionário de lingua inglesa (Complete WordFind – Reader’s Digest Oxford)
!) Extreme tiredness and other bodily effects felt after a long flight involving marked differences of local time.– extrema fadiga e outros efeitos corporais(biológicos) sentidos após um longo voo envolvendo grandes diferenças do tempo local.(tem a ver com fuso horário).


http://pt.wikipedia.org/wiki/Jet_lag

O Jet lag (em português: descompensação horária, ou em medicina, dissincronose) é uma fadiga de viagem, é uma condição fisiológica que é uma consequência de alterações no ritmo circadiano.

(Ritmo circadiano ou ciclo circadiano (do latim circa cerca de + diem dia) designa o período de aproximadamente 24 horas sobre o qual se baseia o ciclo biológico de quase todos os seres vivos, sendo influenciado principalmente pela variação de luz, temperatura, marés e ventos entre o dia e a noite.
O ritmo circadiano regula todos os ritmos materiais bem como muitos dos ritmos psicológicos do corpo humano, com influência sobre, por exemplo, a digestão ou o estado de vigília e sono, a renovação das células e o controle da temperatura do organismo. http://pt.wikipedia.org/wiki/Ritmo_circadiano  )

O Jet Lag ocorre como consequência de viagem através de vários fusos horários, o que se tornou comum com as viagens a jato e daí o nome em Inglês (Jet, jato; Lag, diferença de horário). Desta maneira após uma viagem passando por vários fusos horários a pessoa se sente como se o relógio interno dela (relógio biológico) não estivesse no mesmo do horário do local.

Desta maneira logo após uma viagem cruzando fusos horários há um distúrbio do sono pois a pessoa quer dormir no horário que estava habituada e não no horário local - isto denomina-se Jet Lag. Este é um tipo de Insônia pois não consegue dormir no horário que deveria.
 Quando uma pessoa viaja entre vários fusos horários, o relógio biológico não fica de acordo com o horário do destino, pois o ritmo dia/noite em que a pessoa estava acostumada: o padrão natural do corpo é mudado, como por exemplo as horas de refeição, de repouso e regulação hormonal já não correspondem ao ambiente. Desde o momento da chegada no destino e adaptação ao horário local, a pessoa está sofrendo um jet lag.

SONO ACUMULADO E O EFEITO JET LAG
(Extraido do caderno “Saúde”, p.3, Jornal NH, 14 a 20.05.2014)

Começar a semana cansado é algo bastante habitual, já que no Domingo pela noite muitos dormem mal. Desta forma, arrastam uma dívida de sono durante toda a semana Para recuperar o descanso perdido, acordam mais tarde no fim de semana, o que favorece que pela noite não tenham sono e assim a história se repete. Nesta dificuldade para adaptar o ciclo do sono às demandas sociais, os ritmos circadianos influem de forma decisiva.
“Os ritmos circadianos são ciclos biológicos que tem a duração aproximadamente 24 horas. O relógio biológico sincroniza esses ritmos com o meio externo, que marca o ciclo da luz e da escuridão, os horários de alimentação e o tempo social, diz Maria José Collado, psicóloga e pesquisadora da Universidade Complutense de Madri. Segundo ela, nossos dias estão estruturados pela interação dos ciclos circadianos, solar, biológico e social. Em função disso há pessoas matutinas e vespertinas, o que os especialistas chamam de cotovias e corujas.
É fundamental dormir o suficiente toda semana e não acumular o sono perdido durante os dias de trabalho. Collado afirma que horários regulares ao longo de toda a semana facilitam a adaptação do relógio biológico a nossos requerimentos ambientais e sociais.
--------------------------
Fiz esse estudo para alertar a todos que têm uma vida atribulada, muitos trabalhando à noite, outros, alternando dia e noite no trabalho, outros ainda não se preocupando, acarretando  conseqüências sérias para a sua saúde. 
São preocupações, também, de cunho social, uma vez que muitos acidentes no trabalho, no lar, no trânsito, têm como causa o efeito JET LAG quase nunca detectado, dando-se como causa do acidente, muitas vezes, falta de atenção, falta de treinamento, imprudência e outras causas mediatas.

Nenhum comentário: