quinta-feira, 24 de outubro de 2013

ESTUDO SOBRE PÃES

É isso mesmo, não estranhem! De fato tenho um certo gosto por culinária, talvez porque seja Químico. Descobrir receitas ou fórmulas de fazer misturas. Em tecnologia da borracha, muito fiz fórmulas para produtos, como solas da sapato, tapetes para carro, câmaras de ar, pneus, etc, etc,etc... Pois, um dia desses fui fazer um Pão Integral numa dessas máquinas de fazer pão elétrica. Usei a receita e as especificações contidas no manual e não conseguia um bom resultado. O pão crescia e depois, no final do ciclo, o danado "murchava" Várias tentativas e nada. Bem, pensei, tenho que estudar e me a
profundar nos "quimismos" da confecção de pães. Fui para o tio "Google". O professor é incrível. .Primeiro consultei sites que davam dicas e receitas sobre pão integral, mas todos os interessados se queixavam do mesmo problema de "murchar" o pão no final.Aprofundei as pesquisas e  encontrei muitas informações e novidades. Está tudo lá para os interessados: tipos de farinhas e suas propriedades, quimismo do pão e outras dicas importantes.
Com essas informações e com o conhecimento que tenho sobre vulcanização da borracha e agentes de expansão que são usados para artigos porosos, estabeleci uma similaridade entre fazer artigos de borracha e fazer pão. E, não é que deu certo! Fiz uma receita de teste para pão integral e estabeleci parâmetros para o processo. Depois de umas 5 ou 6 provas, lá estava o pão perfeito sem "murchar". Bingo! Viva a Química! Abreviei, talvez, muitos anos de padaria! Aperfeiçoei a receita com vários tipos de farinha e outros ingredientes e hoje tenho um pão integral altamente nutritivo e mais barato do que os comprados no supermercado, e, talvez, melhor! Me diverti bastante! Ah, todos os pães das provas, apesar de "murchos", nós os comemos. A foto acima é do pão que fiz hoje. Vocês podem observar alguns sinais de depressão em cima, isto é devido à qualidade variável do fermento, um dos fatores que provoca o aspecto de "murcho". Infelizmente, como em quase todos os produtos fabricados no Brasil, a qualidade não é constante, ainda mais matéria prima para a confecção de produtos alimentícios que sofrem um longo processo de armazenamento até que o consumidor os use.Já fiz pão bem arredondado em cima.Agora umas dicas para quem quiser acertar o seu pão integral: use sempre ciclo 2 na máquina (tenho a bellopane), tamanho médio e, a dica principal, tonalidade escura; a quantidade de fermento você deve acertar em provas, eu uso uma colher de chá (medida oferecida junto com a máquina), se quiser um pouco mais crescido use uma colher e um quarto, não mais. Outra dica boa é dissolver o sal e o açúcar em água morna (amorne a água que você vai usar na receita e dissolva nela). Quer mais dicas? Escreva para o meu email:  oynavy@gmail.com
É de graça!

Nenhum comentário: