quarta-feira, 23 de março de 2016

IMPOSTO SOBRE EMOÇÕES



“Cobrança da Taxa de Turismo em Gramado começa no mês de abril  (Jornal N H – 21.3.2016 )

Gramado - Dentro de poucos dias, a cobrança da Taxa de Turismo Sus­tentável (TTS) entrará em vigor em Gramado. A par­tir de Ia de abril, está au­torizada a cobrança diária de dois reais por ocupação de unidade habita­cional na rede hoteleira. O estabelecimento será o responsável pelo recolhi­mento da TTS devendo ser cobrada por ocasião da liquidação da con­ta do hóspede que utiliza os meios de hospe­dagem na cidade, como hotéis, pousadas, resorts e similares. As informa­ções deverão ser registra­das mensalmente, atra­vés do Livro Eletrônico de ISSQN, que hoje já recebe a informação em relação ao imposto e, a partir de abril, solicitará também a informação relativa ao número de diárias usu­fruídas na hospedagem, valor unitário e o valor total arrecadado.”

Não posso deixar de pensar assim: Que ação mais absurda!
Resolveram taxar o lazer, as emoções, o ar que se respira na bela cidade de Gramado. Sim,  porque quando se chega nesta cidade as emoções nos invadem por ver os jardins, as belas hortênsias, o clima, as construções. E tudo foi construído com esses objetivos. Ora foi construído com o amor da sua população para agradar os turistas e também, é claro, para objetivos econômicos, muito justamente.
Quem almoça em Gramado, se hospeda, usufrui dos pontos de lazer já paga um preço de cidade turística, muito justo, pois seus comerciantes e cidadãos fizeram investimentos para isso, bem como, por certo os órgãos públicos. Pois, agora essa convivência pacífica, vem a ser perturbada por mais um imposto que eu bem poderia chamar de “Imposto sobre as emoções, ou Imposto do ar que se respira”.
É uma voracidade incompreensível que só posso atribuir a gestores incompetentes e sem visão, como se não bastasse a carga de impostos que são assim mesmo expressando, impostos à população.
Não posso ficar calado de ver tanta barbaridade neste país e, especialmente no meu  Rio Grande, tenho que permanecer fiel aos meus tempos de estudante em que lutava por uma sociedade melhor.
Apesar de tudo, minha esperança ressurge do meio das cinzas quando vejo jovens, em grande maioria, na linha de frente, povoando z Polícia Federal, Ministério Público, e outras instituições, a desfraldarem  bandeiras em defesa da honestidade e da coragem de enfrentar corruptos e corruptores ferozes, a políticos ladrões.
A vigília é constante!
E deverá ser constante para evitar que os meios justifiquem os fins, para evitar que verdades sejam distorcidas, que valores sejam banalizados, que crenças sejam usadas para subjugar mentes menos esclarecidas, ou para matar e destruir.
E que a “Taxa de Turismo em Gramado” imposta à sociedade não permaneça como mais um exemplo de justificar a injustiça.